O papel do berçário no desenvolvimento infantil
É no berçário que se inicia o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e afetivo da criança. O bebê começa a conhecer o mundo através das percepções e movimento, adquirindo habilidades. Os bebês manifestam emoções, através de movimentos, mímicas, códigos visuais, oralidade, balbucios e demonstram suas vontades e necessidades. Passam por uma série de transformações motoras, que os preparam para obter postura e sustentação para os primeiros passos. Por isso o incentivo através dos cuidados e experiências interativas possui grande importância nos vínculos afetivos e no amadurecimento psicomotor dos bebês. É necessário estabelecer uma rotina que contemple os cuidados com a higiene, alimentação, soninho, e os momentos da estimulação através de brinquedos, brincadeiras, música e canto.
O brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento infantil, propicia o bebê ter contato direto com os materiais que favorecem o reconhecimento das diferentes sensações, cores, formas, além de conviver com outras crianças, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que o cerca. As brincadeiras podem ser classificados de acordo com as necessidades das crianças ou de suas primeiras aprendizagens, tais como: diferentes texturas, cores, formas, sons, tamanhos, estímulo aos movimentos, dentre vários outros.
Para atingir esses objetivos é necessário que a estrutura seja adequada visando a segurança, limpeza, conforto e que seja aconchegante e alegre. Também é importante salientar que a equipe técnica deve ser qualificada e preparada para executar essa importante tarefa. Salienta-se que além da preocupação técnica com o desenvolvimento dos bebês, a rotina deve também ocorrer num clima de muito carinho e afeto.
Objetivos norteadores nas atividades diárias do berçário
- Criar vínculo afetivo por meio do relacionamento entre adulto e criança e criança com criança;
- Explorar as possibilidades de gestos, ritmos corporais, movimentos por reflexo e por intenção;
- Coordenar as diferentes habilidades motoras: arrastando-se, engatinhando, andando e correndo;
- Conhecer seu corpo e compreendê-lo no espaço que o cerca;
- Desenvolver suas capacidades expressivas. Desenvolver a independência para locomover-se;
- Vivenciar diferentes experiências motoras e posturais;
- Favorecer habilidades motoras e expressivas por meio do brincar;
- Explorar diferentes posturas como: sentar, rolar, deitar e ficar de prono (bruços);
- Desenvolver ações envolvendo atos de agarrar, pegar, apertar, morder e chacoalhar;
- Manipular materiais diversos aperfeiçoando habilidades de encaixar, empilhar, abrir, fechar, prender e lançar.
- Rotina do Berçário
- Banho
- Soninho
- Higiene e cuidados
- Refeições
- Estimulação sensório-motora: atividades visando o desenvolvimento motor e cognitivo, integrando todos os sentidos: oral, auditivo, tato, visual e olfativo;
Inglês desde o berço: Proporciona ao bebê a oportunidade de um primeiro contato com a língua inglesa através da estimulação visual, auditiva e motora.